segunda-feira, 1 de junho de 2009

LAJE

Sem dúvida nenhuma a laje é uma das partes principais de uma obra.

É nela que construimos nossos sonhos, por isso requer uma atenção especial, o tipo de laje é definido de acordo com a finalidade, por exemplo, laje de piso é muito diferente de laje de forro, laje para garagem tem que ser maciça, esses fundamentos são importantes, o mais importante mesmo é que independente do tipo da laje o acompanhamento de um engenheiro é fundamental.


A laje pré-moldada é a mais usada na construção de casas, pois é mais barata e de fácil montagem, proporcionando mais rapidez à obra. Lajes pré-moldadas existem tanto para piso, como para forro, composta de trilhos e de complementos que podem ser de blocos de lajotas ou de blocos de isopor, a laje pré-moldada facilita e muito a construção de uma casa. Podendo ser encontrada com trilho tipo convencional ou treliçado, ambos podem ser usados tanto para piso como para forro, mas um detalhe muito importante tem que ser considerado, a laje convencional oferece menos garantias que a laje treliçada, pois o trilho da laje treliçada tem mais condições de fazer um reforço antes da concretagem, reforço este que é uma malha de ferro geralmente de 5.0 colocados em cima da laje.

O complemento feito em blocos de lajotas são mais resistentes e mais fáceis de manusear, deixando a laje mais firme, ou seja, na montagem o trabalho se torna mais fácil, pois possibilita caminhar com tranquilidade sobre a laje antes de concretar, em contra partida deixa a laje mais pesada, porque o bloco é feito de barro assado, mesmo material que é feito os tijolos, ficando o peso de cada bloco em torno de quatro quilos, por causa disso se deve reforçar a estrutura da obra, aumentando nas ferragens e concreto.

O bom da laje feita com bloco de lajota é que pode ser devidamente rebocada, propaga menos acústica e mantém a temperatura agradável, sem falar que fica mais fácil a colocação de eletrodutos, cano de água e esgoto e caixas de teto.

A laje pode ser encontrada nos tamanhos T06, T08, e T10, a laje com bloco T06 é de forro, quando não se vai fazer nenhum pavimento superior e só terá telhado em cima da laje, pois a laje de forro não aguenta sobrecarga de peso e humidade.

A laje em bloco T08 é usada para piso que tenha pequeno tráfego, por exemplo, pavimento superior de uma residência aonde vai quartos . Mais pesada que a laje de forro, é bom ter um pouco de atenção quanto o distanciamento na hora de fazer a malha de ferro , colocando a ferragem mais próxima uma das outra, o bom desse tipo é que é mais leve, o que não sobrecarrega a estrutura da obra gerando economia em relação à ferragem.

O bloco T10 é mais usado na confecção de lajes de piso, pois proporciona mais tranquilidade, por ser bem mais resistente que o bloco T08, pode ser usado em qualquer tipo de laje de piso,, até em piso de garagem suspensa, claro que nesse caso se deve aumentar a bitola das ferragens e a altura do concreto em cima da laje, que geralmente é de 5 centímetros em cima do bloco.

O bloco T10 por ser mais pesado a estrutura da obra tem quer ser compatível.

É bom ressaltar que a obra que vai receber uma laje, independente de ser de forro ou de piso, deve ser acompanhada por um engenheiro e deve ter estrutura para suportar o peso da laje, ou seja, ter fundações apropriadas.

O complemento de isopor está sendo muito bem aceito no mercado da construção civil, por que possibilita uma maior economia tanto nas fundações quanto nas ferragens também no acabamento, por ser muito leve. Esse tipo de complemento só pode ser usado com trilho treliçado e se deve ter uma atenção quanto a ferragem usada na malha em cima da laje, encurtando o espaço entre as peças.

Os blocos de isopor vêm todos no tamanho de 01 metro de comprimento e com 10 centímentros de altura, sua montagem é muito rápida em relação aos blocos de lajota, contudo caminhar em cima da laje antes da concretagem se torna mais delicado, tendo que usar uma tábua de 30 centímetros para caminhar e fazer o trabalho. Escolha blocos de qualidade, pois no mercado existem muitas marcas e com blocos de pouca resistência, faça teste de resistência na hora da compra, pegando um bloco tente quebrá-lo se quebrar com facilidade o melhor é descarta-lo, pois não suportará o peso do concreto. Na concretagem muito cuidado com a altura do concreto, isso é muito importante porque se o concreto ficar com altura inferior a 04 centímetros pode comprometer a resistência da laje, o ideal é que a altura do concreto fique entorno de 06 centímetros.

O acabamento feito na laje com bloco de isopor é feito com gesso-cola , bem mais barato em relação ao reboco convencional, economizando assim tanto no material quanto na mão-de-obra.
Existem algumas pessoas que insistem em rebocar a laje com bloco de isopor com reboco normal adicionando algum produto elastificante, mas com o passar do tempo esse tipo de reboco pode cair provocando acidentes sérios. Nos banheiros tem que impermeabilizar bem o piso antes de colocar a cerâmica ou qualquer que seja a acabamento para não comprometer o gesso e danificar a pintura.

Escolhendo o tipo de laje é só esperar a acabamento e usufruir, claro que para uma laje ficar de maneira a não dar problemas (fissuras, infiltrações, desnível, mofo e etc...), é preciso acima de tudo um bom profissional e claro escolher um concreto de qualidade.

O concreto feito artesanalmente não é muito recomendado porque não fica bem misturado, perdendo assim sua força e aderência, por isso de preferência ao concreto usinado, desses feitos por concreteiras, escolha uma de nome e busque referencias, procure se informar que tipo de concreto se adapta melhor a sua obra, porque existem vários tipos de concretos com finalidade distintas e sempre é bom lembrar que se deve molhar bem a laje minutos da concretagem para o concreto aderir bem, e depois de concretar molhar dois dias seguintes especialmente de manhã, por volta do meio dia e na parte da tarde, para o concreto não apresentar fissuras, e se a laje for de forro não demore a fazer o telhado, pois as intempéries do clima podem comprometer todo o trabalho.

A laje maciça sem dúvidas é a mais cara da obra, pois é feita somente de concreto e ferragem, mas em compensação é mais resistente do que qualquer outro tipo de laje. Torna-se cara porque não se usa trilho só armações de ferro e é preciso ter uma ótima fundação, porque é muito pesada, geralmente uma laje de piso maciça fica com 10 a 12 centímetros de altura, o que consome muito concreto, mão-de-obra e ferragem, por essa razão hoje se usa mais em garagens suspensas, subsolos e pavimento térreo. Esse tipo de laje merece mais atenção que as demais por isso o acompanhamento de um engenheiro se torna absolutamente indispensável. São muitas as vantagens que uma laje maciça proporciona à obra, as principais são, resistência e firmeza, fica mais fácil também, colocar tubulações de água e esgoto e eletrodutos. Trabalhar em cima é muito mais fácil por que ela é armada sobre um estrado de madeirite, e a concretagem pode ser feita com vigamento tornando assim a obra muito mais resistente, é bom lembrar que antes de começar a fazer a ferragem, o ideal é aplicar duas de mãos de algum impermeabilizante no madeirite para facilitar na hora de desenformar. Se o trabalho ficar bom nem é preciso rebocar, o concreto pode ficar aparente e receber pintura direta, o que nesse caso economizaria tanto mão-de-obra quanto material, por está razão ter um profissional competente na obra é fundamental.



Texto por: Edson da Silva.

34 comentários:

edir disse...

Quero te parabenizar pela excelente explicação. Sanou de uma só vez as muitas dúvidas que eu tinha referente a qual melhor tipo de laje a ser utilizado.

Muito Obrigada mesmo.

Edir Freitas

hugosampaio5@hotmail.com disse...

obrigado foi muito esclarecedora sua explicação...
Hugo Sampaio.

Nayara disse...

Adorei esse post, pois estava com muitas dúvidas, além disso estava escrevendo um post sobre isso no meu blog, mas achei melhor apenas indicar o seu, pois aqui esta bem claro. Espero que não tenha problemas.
Nayara
http://casaouoca.blogspot.com/

Karinne Stahlke disse...

Estou querendo comprar uma residência nova, a arquiteta me garantiu que as estruturas das colunas foram feitas com 3 m de profundidade, e que as sapatas tem 60 cm. Garantiu que suporta um andar superior, minha duvida esta em como reforçar a laje do teto, para uma laje de piso, pois quero fazer 3 apts na parte superior e tem mais a escada como fazê-la. Preciso de uma resposta com urgência se possível, pois tem outras pessoas interessadas no imóvel. Se puder enviar email para m.stahlke@globo.com

IÁRA G. DE JESUS disse...

O ideal é você consultar um engenheiro civil para avaliar as fundações (vigas de sustentação, pilares, a quantidade e distribuição da carga de peso) da casa, na minha opinião uma fundação com 03 metros só suporta uma laje, salvo se for comprovado que nesses 03 metros foi encontrado uma base sólida de cascalho ou rocha, aí tudo bem, do contrário não é bom arriscar. Pois o peso de paredes, cerâmica,telhado, pode sobrecarregar a estrutura e no futuro pode haver problemas como rachaduras e até possível desmoronamentos, meu conselho antes de comprar um imóvel é verificar se ele tem planta aprovada e ART do engenheiro responsável e não acredite em conversa de vendedor.
A planta deve estar aprovada pelo CREA e administração responsável.

Wellington disse...

GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE: IREI COLOCAR LAJE NA MINHA CASA, MAS PRECISO SABER SE A LAJE DE ISOPOR PODE SER USADO COMO PISO, POIS IREI UTILIZÁ-LA PARA FAZER QUARTOS E BANHEIROS.

AGUARDO RESPOSTA,

WELLINGTON

JOB-BE@HOTMAIL.COM

IÁRA G. DE JESUS disse...

Bom, a laje de isopor pode ser como laje de piso desde que siga algumas orientações, por exemplo:
A espessura do concreto não pode ser inferior a 05 cm.
A malha de ferro sobre o isopor que deve ter espaçamento de no mínimo 30 cm entre as peças com ferro de bitola igual ou superior a 4.2mm o trilho da laje deve ser treliçado, ou seja, só a base é enchida de concreto ficando a treliça do trilho aparente para que se faça as devidas amarrações com arame recozido.
O concreto para encher a laje precisa ser o usinado (aqueles que vem no caminhão) ou pode ser feito artesanalmente desde que seja feito nas medidas de 08 latas de areia lavada média, 01 saco cimento, 06 latas de brita n°01 e adicionar um impermeabilizante seguindo a orientação do fabricante, misturando tudo numa betoneira, mas o ideal é utilizar o concreto usinado pois vem na medida certa e bem misturado.
Qualquer duvida me comunique. Valeu!!

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do artigo, mas gostaria de uma ideia que não consegui visualizar no texto. Estou rebocando minha casa, e a laje é de isopor, que pretendo colocar mesmo gesso, mas na parte externa (beiral) não sei o que fazer, pois acho que o gesso não se pode usar por causa chuva, e o reboco tradicional não fixa. Obrigado

IÁRA G. DE JESUS disse...

Nesse caso é preciso aplicar chapisco "rolado" desses que já vem pronto para uso, o melhor que eu acho é o da quarztizolit, deixar curar por pelo menos 24hs, depois fazer uma camada de reboco, essa camada não pode ser superior a 10mm. O ideal é usar massa pronta, desses que a gente compra em embalagens de 50kq, e aplicar como se fosse massa corrida com desempenadeira lisa, o serviço é rápido.
Garanto que resolve, depois que o reboco secar, por ser um reboco externo, para evitar transtornos aplicar três demãos de impermeabilizante antes de fazer a pintura de acabamento. Não esquecer que antes de aplicar o chapisco limpar bem o isopor tirando poeira ou qualquer tipo de material que possa atrapalhar a aderência do produto.

Monica disse...

Bom dia, gostei do blog, soluciona muitas dúvidas!
Na minha casa será colocado laje pré moldada no piso. Nos fundos faremos um porão na parte de baixo, mas na frente o alicerce é fechado e alto, tendo de 1,20 a 2,00 metros de altura. Usando a laje no piso não é necessário o aterro interno do alicerce? Não tem nenhum problema em deixar este espaço vazio?

IÁRA G. DE JESUS disse...

O fato de aterrar ou não é uma escolha sua, ou seja, pode aterrar ou deixar o porão exposto, a dica é que se for fazer o aterro é recomendável impermeabilizar bem a parte que ficará em contato com o aterro, o ideal é utilizar reboco aditivado com impermeabilizante e depois aplicar manta asfáltica para impermeabilização final, garanto que fazendo isso não terá problemas futuros.
Se for deixar exposto, aplicar impermeabilizante do tipo pintura para proteger a estrutura de infiltrações que comprometem a obra.

erik disse...

minha cara iara,estou desesperado no ultimo dia 24de março,reuni amigos numa feijoada para bater uma lage,ao chegar a obra tds ficaram surpresos,haja visto que não havia esteira,eu por ser leigo tinha confiado inteiramente no pedreiro,ele não tinha comentado que precisaria e assimcomprei os materiais sem a esteira.enfim,continuamos o serviço e batemos a lage desta forma,mas estou seriamente preocupado.a pergunta é:o que pode ser feito para amenizar ou neutralizar td esta impericia do pedreiro?sugeriram que logo a lage fique pronte que eu pona a esteira por cima do concreto e dê uma massa forte.me ajude iara por favor!

IÁRA G. DE JESUS disse...

Bom, a esteira é indispensável principalmente quando a laje é de isopor, como o concreto já foi colocado, a ideia de fazer uma esteira encima do concreto pode ser boa desde que se use concreto e não massa, o único problema e a sobrecarga de peso, a estrutura tem que ser boa para aguentar o sobrepeso, o ideal é fazer uma camada de concreto de no máximo 4cm e no mínimo 02cm, com traço:
10 latas de areia, 05 latas de brita "0" e 01 saco de cimento.

Leandro Estefânia da Silva disse...

ola td bem?
a fundação da minha casa tem colunas com 5 metros de profundidade, mas tem laje de forro e eu tava querendo fazer uma area de lazer em cima desse forro, sem levantar paredes, seria possivel? como posso reforça-la?
me falaram de uma malha por cima da laje existente com 3 ou 4 cm de concreto, fica seguro?
grato

IÁRA G. DE JESUS disse...

Bom, se não tiver aumento de peso na estrutura como paredes, pode fazer a área de lazer, desde que faça um serviço de impermeabilização e um contra piso de 03 a 04 centímetros de espessura (porque a laje é de forro, se fosse de piso não haveria necessidade) com malha de ferro 4.2mm com espaçamento de no máximo 30cm, nesse contra piso utilizar concreto feito na medida de 10 latas de areia lavada média, 04 latas de brita "0" e um saco de cimento e usar um impermeabilizante no concreto, feito isso pode usufruir da área de tranquilo.

Marcelo disse...

Olá, gostaria de saber qual produto devo utilizar para fazer o acabamento de uma laje de isopor?

Daniel Silva disse...

Olá. Parabéns pelo artigo. Gostaria de saber como descubrir se a minha laje é de forro ou de piso? Obrigado.

IÁRA G. DE JESUS disse...

Daniel Silva, geralmente pelo som dá para detectar se a laje é de forro ou piso, quando o som produzido é meio oco, a laje é de forro, quando o som é firme é porque é de piso e a laje de forro é meio frágil, andando em cima, ela balança um pouco. outra maneira é fazer um buraco na laje com furadeira e broca, se a espessura do buraco for de 10cm ela é de forro,se for maior é de piso.

IÁRA G. DE JESUS disse...

Marcelo, o acabamento para laje de isopor é gesso cola aplicado diretamente na laje, fica no ponto de pintura e é um serviço rápido, feito geralmente por um gesseiro e dá para fazer 60 metros quadrados por dia. E também dá para rebocar, aplicando primeiro uma camada de chapisco rolado (eu indico o da quartzolit), por fim uma camada não superior a 1cm de massa para reboco o ideal é usar massa pronta daquelas que vem em sacos de 60KQ.

Anônimo disse...

Vou fazer uma laje de 103m2. 8x13. Maior vão é 5.1m. O que Vc me sugere? Josafa_m@yahoo.com.br

IÁRA G. DE JESUS disse...

Josafa,para se fazer uma laje desse porte o ideal é ter um projeto de engenharia aprovado pelo CREA e seguir a risca todas as recomendações e ter um profissional qualificado para executar os serviços. no blog já tem varias sugestões que são de grande valia, mas vou reiterar algumas, como a necessidade de ter um projeto, montar laje do tipo treliçada, instalar malha de ferro de no mínimo 50 em 50 centímetros com ferro 4.2mm amarrando aos trilhos, fazer nos vãos maiores nervura de 20 centímetros com viga chata elaborada com ferro 5/16 e ferro 5.0 nos estribos e encher com concreto usinado, daqueles que vem no caminhão betoneira. uma laje dessas leva em torno de 7,5 metros cúbicos de concreto com altura de 04 centímetros em cima do bloco ou placa de isopor.

Anônimo disse...

Ola Iara, adorei seu blog e por isso gostaria da sua ajuda para me esclarecer uma duvida. Preciso colocar laje trelica para piso. Fui orientada a usar a H8,no entanto o tamanho das vigotas para vao livre ficou 6,70 e o recomendado par H8 e 5,00 ,mts. O que devo fazer neste caso,?Obrigada. Antonia.

IÁRA G. DE JESUS disse...

Olá Antônia, Neste caso, como o vão é grande, o ideal é que se faça vigas "chatas", nas medidas de 12cm de altura por 30cm de largura e no comprimento do vão sem emendas no comprimento, feita com ferro de 10mm (3/8) e estribos com ferro 5mm (5.0) a distancia entre estribos de no máximo 10cm amarrados com arame recozido com ponto dobrado. O correto é que se divida o tamanho do vão e se coloque três vigas, sendo que fique uma viga no centro do vão e as outra nas laterais dividindo os espaços restantes, e a concretagem tem que ser feita junto com a laje para que ambas curem ao mesmo tempo, o escoramento deve ser removido com pelo menos um mês depois, é preciso também fazer um "contra flecha"(nada mais é do que erguer o meio da laje acima do nível, para que ele fique tipo arqueada, técnica muito usada para esse tipo de laje) na laje de 05cm para que quando for tirado o escoramento, ela fique nivelada. Fazendo isso pode ficar tranquila que sua laje vai ficar firme sem os riscos.

Anônimo disse...

Boa tarde Iara me chamo Lilian e estou com uma duvida vou colocar laje na minha casa em cima vou construir um salão de festa quero saber se preciso usar laje especial ou posso usar laje de cerâmica ou isopor e qual seria a melhor opção até porque vou morar na parte de baixo do salão.

IÁRA G. DE JESUS disse...

Bom dia Lilian! Como a obra na parte de cima da casa é um salão de festas, onde vai ter um grande aglomerado de pessoas por metro quadrado, o ideal é que se faça uma laje maciça, mais também pode ser usada laje pré-moldada, do tipo treliçada com bloco de lajota do tipo T10, as vigas da laje deverá ser reforçadas com ferro 5.0mm e a malha de ferro deve ser feita com no máximo 30cm de espaçamento entre os ferros, usar ferro de 5.0 e 05 cm de concreto em cima do bloco. Não recomendo a laje com bloco de isopor por considerar esse tipo de laje exclusiva para uso residencial com capacidade de no máximo 500kq por metro quadrado. Recomendo também, que depois da laje pronta, usar piso de isolamento acústico.

Anônimo disse...

Muito obg pela sua atenção minha querida que Deus te abençoe mais e mais...
Lilian Targino

Anônimo disse...

Estou construindo um pequeno ponto comercial (7/14) fiz 3 pilares no meio do váo livre e passei uma viga em cima todas com 6 ferros 3/6 e os estribus com 10cm de distancia e pretendo contruir em cima e colocar uma seg. Laje... essa istrutura suporta uma laje treliça com blocos de cimento. Grato por sua atençáo...

IÁRA G. DE JESUS disse...

Bom se a base foi construída para suportar duas lajes, não vejo problema, mais aconselho usar blocos de isopor, pelo fato do ferro ser 5/16. Na dúvida é melhor procurar um engenheiro e pedir uma avaliação da estrutura, caso a obra não tenha um projeto.

Unknown disse...

Pra casar só falta a casa então resolvemos construir uma especie de loft em cima da área da casa dos meus pais, pq eles são idosos e eu quero ficar perto deles, porém tenho que colocar laje de piso nessa área que é em formato de L invertido e atualmente esta com telha brasilite, esse espaço tem 3m de frente e 12 de comprimento e a outra parte do L tem 4m de comprimento por 6.5 de largura. Minha ideia inicial e trocar essa área pq o madeiramento dela esta com cupim e tenho medo que caia. Sei que vou ter que fazer aos poucos pq esta tudo muito caro e meu orçamento esta extremamente curto. Por isso peço sua preciosa ajuda...Qual laje usar, que suporte esse comodo em cima com mezanino em concreto que vai pegar toda parte de traz e um pouco da parte da frente, pensei em um pé direito de uns 4.20m. Eu queria usar de isopor pq dizem que é mais leve, dizem que em 1m² a de isopor pesa 900 gr e a normal pesa 45kg e no cubico seria a de isopor 11 kg e a normal 2.5 toneladas. Falam que eu ia gastar menos na fundação, mas eu queria acima do mezanino fazer uma área com churrasqueira (Futuramente)e como minha família é grande tenho medo do peso rss...
Quais ferros devo usar na fundação, qual espaço de coluna e profundidade da fundação. Meu pai que construiu a casa onde moramos ele fez uma fundação de uns 2m até chegar uma areia branca...mas essa casa não tem laje e sim a mesma telha da área. Pretendo construir esse comodo que sera um loft genérico rss com tijolos ecológicos, pq dizem que gasta menos. Me ajude por favor! Me manda um email quero te mandar um esbouço da minha futura casinha rss...

IÁRA G. DE JESUS disse...

Bom em primeiro lugar o ideal é fazer um projeto, consultar um engenheiro, fazer uma sondagem de solo para começar a obra. a fundação é a parte mais importante da obra o que requer muitos cuidados. geralmente a profundidade das estacas de sustentação é determinada pela localização de uma base sólida (rocha ou cascalho grosso), ou seja, não existe uma medida correta, tem lugares que essa base é encontrada com 8 metros outras com 2 metros isso é muito relativo, mais é muito importante para a estrutura da casa, que a estaca seja erguida sobre esta base, e em cima desta estaca vai ser construído um bloco de concreto geralmente de 50x50 cm feito com ferro de 1/4 (06mm) ou 5/16 (08mm) vai depender do projeto, onde nasce o pilar de sustentação, a distancia entre eles, geralmente é de 3 metros, mais o que vai determinar isso é o projeto arquitetônico da casa, por se tratar de um projeto simples residencial, o ferro que será usado nas vigas e pilares podem ser 3/8 (10mm) feito isso a laje poderá ser feita tanto com isopor ou com bloco de cerâmica. recomendo laje treliçada com malha de ferro 5.0 amarração de 30 em 30 cmm toda construção deve ser acompanhada por um profissional gabaritado para executar a obra para que não ocorra qualquer sinistro futuro.

Eri disse...

Iára! Virei sua fãn! E bom saber que és do DF também:) Tou querendo fazer uma laje numa casa de tij.ecologico que tem o vão da salax cozinha em "L" onde a distancia maior das paredes mede 7,5m...(imagina um retÂngulo 7x7,5, retirado um retangulo menos de 2,5x3). Pronto, é este o vão da Laje,Que quero deixar todo 'livre'. Como faz essa laje, com o isopor,e treliças? Ouvi dizer que a vigota-treliçada existe para fazer por encomenda com ferro reforçado,nessas medidas maiores q 7m). Essa vigota-treliçada sob.encomenda de 7,5m é suficiente pro vão?

ps.: Tens indicações do DF de quem possa fazer minha laje?

IÁRA G. DE JESUS disse...

Reforço sempre a necessidade de ter um acompanhamento técnico de um engenheiro para que supervisione a obra. Nesses vãos longos pode se usar vigota treliçada (reforçada) e blocos de isopor ou de lajota T10 desde que faça vigas chatas de 30x15x700 dividindo o vão em três partes, feitas com ferro 3/8 e com estribos de ferro 5.0 e amarrados com pontos dobrados usando arame recozido, e fazer contra flecha com 05cm na laje (elevar a laje acima do nível pra que quando for retirado o escoramento ela fique no nível) e usar concreto usinado para concretagem que deverá ser de no minimo 04 cm encima do bloco. e necessário que a fundação seja própria para a construção de laje.

Obs: Eri, Bom dia, quem escreve os texto não sou eu, tive essa ideia quando ia construir minha casa e vi o quão difícil é achar um profissional em quem confiar, meu cunhado (Edson) é quem escreve para o blog. Fico feliz em ajudar algumas pessoas com o blog, porque essa era a intensão.

Anônimo disse...

tenho uma lage sobre um porão e gostaria de saber se eu posso aterra-la com aproximadamente 30 cm de terra ou entulho...eu posso aterrá-la?

IÁRA G. DE JESUS disse...

A maioria das lajes suportam até 500 quilos por metro quadrado, o ideal é não sobrecarrega-la para não correr o risco de desabamento, em outras palavras, não aterre a laje, salvo se tiver o aval de um engenheiro responsável.

 
BlogBlogs.Com.Br